Quanto um desafio pode mover um negócio? CWBEM

 

Por Renato Pádua
Coordenador Comercial CWBem

Sempre me faço o questionamento de o quão desafiador e o quanto pode ser recompensador se lançar em um projeto novo, com atividades que ainda não desempenhamos, áreas que talvez ainda não tenhamos atuado ou regiões que ainda não tenhamos explorado. Dá medo!

Mas posso garantir que dá também uma tremenda sensação de realização. Não estou dizendo que se lançar ao novo é o mesmo que ser aventureiro, muito pelo contrário, irresponsabilidade leva à falência em dois tempos.

O que eu afirmo é que, confiança, competência e coragem são atributos que devem ser exercitados o tempo todo no mundo dos negócios e isso que nos leva adiante. Nos faz crescer!

Me lembro de um fato que me aconteceu há alguns anos atrás. Trabalhava em uma empresa de serviços em MG e havíamos acabado de fechar um grande contrato com uma gigante multinacional agrícola para atendimento nas unidades do Estado. Três semanas depois do serviço iniciado, o comprador me liga, dizendo que o prestador de serviço nas unidades de São Paulo havia literalmente abandonado as posições e se tínhamos condições de atender a demanda. Disse de pronto: Claro, conte conosco!

A Operação enlouqueceu, o Superintendente não acreditou e o Jurídico disse que era impossível (haviam diversos trâmites legais específicos para atividade que deveríamos atender para implantação).

Negociei com o cliente, disse a ele que teríamos que fazer um esforço grande para ajustar estrutura, pessoal e documentação para atendê-lo mas que se ele confiasse na nossa capacidade estaríamos lá para garantir o necessário.

O resultado disso foi uma operação recorde de implantação de uma filial, uma expansão bem sucedida para o maior Estado do país e um cliente que continua a ser servido por essa mesma empresa por 18 anos.

Esse princípio, carrego até hoje. Confie na sua competência, tenha coragem de se expor e desafie-se constantemente. Os frutos sempre valem a pena!