A terceirização é realmente boa para a indústria do Brasil?

 

O bom momento da indústria nacional pode ser atribuído à terceirização? Será que essa prática pode ser apontada como um fator responsável pelo alto grau de confiança da indústria no Brasil, que pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e seu tradicional Índice de Confiança da Indústria (ICI), é de 97,4 pontos, muito parelho com a marca histórica de agosto de 2022 de 100 pontos?

Mas como a terceirização entra nessa conta? É isso que a CWBem vai explicar.

Além de trazer maior segurança jurídica, por meio de regras claras e bem definidas, baseada na legislação trabalhista, a terceirização é uma prática que aumentou a competitividade interna por melhorar a qualidade de diversos produtos e serviços. Se uma fábrica se torna mais eficiente, a concorrência vai querer imitar o modelo e seguir o mesmo fluxo. Ou seja: nenhuma empresa quer ficar defasada enquanto a concorrência está se beneficiando desta estrutura terceirizada, concorda?

Ouro aspecto importante é que a terceirização gera empregos formais, com mais fontes de trabalho. Mais gente trabalhando significa mais colaboradores sendo forjados diretamente pelo mercado de trabalho. Hoje uma pessoa que está em uma fábrica X pode ser alocada em outra indústria – e pode apostar que ele não vai chegar sem saber o que está acontecendo.

O próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já disse: serviços terceirizados conseguem manter 73% dos trabalhadores com carteira assinada. Ou seja, a formalização deu passos largos nos últimos anos.

A matemática não falha:
Bom momento da indústria + grande volume de trabalhadores terceirizados = empresas brasileiras mais confiantes e competitivas!

Estratégia que deu certo?
A terceirização, como estratégia de negócio, seja de parte das atividades, trazem para dentro das empresas modelos e processos que antes nem eram imaginados nas etapas de produção.

O que está acontecendo é bem simples: as empresas que optaram pela terceirização estão se reorganizando de modo diferente e sentindo a diferença. Cada departamento ou setor terceirizado estás efetuando suas rotinas para que o produto final seja entregue sem atrasos.

Ou seja: contratar atividades que, pela competência e experiência da empresa terceirizada, são melhores executadas. Por garantir maior assertividade na execução na produção é que a terceirização ganhou força na indústria nacional.

Na prática, empresas que terceirizam setores industriais, independente da etapa, já sentem que as etapas de produção estão muito mais robustas, gerando entregas muito mais rápidas e com menos erros internos.

Leia também!
:: PAGA MENOS? NÃO TEM DIREITOS? MITOS SOBRE TERCEIRIZAÇÃO QUE PRECISAM SER DERRUBADOS ::
:: TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO COM FORÇA TOTAL EM 2024 ::

Vantagens da terceirização que impactam na indústria brasileira
– Redução das ações na Justiça do Trabalho;
– Maior segurança jurídica tanto para empresas quanto colaborador;
– Produção em rede ampliada;
– indústrias nacional mais competitiva internamente e, se bem trabalhada, forte para o mercado internacional;
– Jobs e projetos sazonais prontos para terem suas demandas atendidas;
– Empresas com especialistas e equipes qualificadas a qualquer momento
– gestores conseguindo concluir etapas de produção com sucesso;
– Mobilização de chão de fábrica sem burocracia
– Perfeito para competitividade de setores estratégicos

A agilidade da mobilização é notável?
Essa é uma vantagem que nenhum outro modelo pode entregar tão rapidamente. Basicamente, é criada uma rotina de serviços em que a contratante deposita na contratada atividades específicas por contrato, com todas as responsabilidades de ambas partes.

O Acordo de Nível de Serviço (SLA) determina padrões de qualidade para recrutamento e seleção, índices de desempenho criados pela terceirizada e entrega de resultados. Essa capacidade da terceirização em se adaptar rapidamente às mudanças e demandas do mercado configura, sim, agilidade total nas operações.

Resultados impactam positivamente o mercado de trabalho
Empregos são criados sem que o colaborador dependa apenas de uma empresa. Já imaginou as possibilidades de poder contar com o trabalho de colaboradores que adquiriram experiência se meses em outra empresa? Qualquer negócio passa a contar com bons profissionais que estão sempre treinados e preparados pelo mercado.

A terceirização é realmente boa para a indústria do Brasil por esses motivos.