Crescer rápido demais é problema? Com terceirização, não.

 

Quando uma fábrica de sapatos começa a vender mais do que está planejado, é sinal de que o negócio está indo bem, correto? Entre um mês e outro, os pedidos saltam de 300 pares por semana para 800 e o gestor corre para tentar atender a demanda contratando mais colaboradores – tanto para produção quanto para distribuição e logística interna. O problema é que não é fácil contratar do dia para a noite, além dos custos associados desta que podem consumir parte significativa do lucro.

As vendas podem até disparar, mas é no balanço que aparece a realidade e as vendas extraordinárias são diluídas com gastos de contratação que nem sempre funcionam da maneira como se imagina, refletindo na receita.

Como isso seria possível? Matematicamente falando, se a empresa está vendendo mais, estaria lucrando mais, certo? Nem sempre!

Para alguns gestores é difícil entender o que suas empresas precisam para ter receita e crescimento mesmo quando há aumento nas vendas. Estes detalhes fazem parte de um enorme volume de aspectos e detalhes tão complexos que precisam ser levados em consideração, principalmente quando as empresas precisam lidar com problemas externos que afetaram suas aspirações de lucro.

“Tanto a receita quanto o crescimento são fatores essenciais para o sucesso e a terceirização pode representar o encontro das alternativas mais precisas visando a saúde financeira do negócio. O problema pode estar no investimento e em entender que empresas que possuem tarefas terceirizadas ou não voltadas para o cliente estão relacionadas diretamente com o resultado” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

Rapidez na mobilização: o principal trunfo da terceirização
Ao terceirizar certas funções, a empresa pode se concentrar nas vendas, sabendo que poderá contar com mobilização profissional ágil. Pádua explica que a terceirização consegue encontrar, de maneira assertiva, muitos colaboradores sem perder tempo, o cenário ideal quando há uma clara expansão nos negócios;

“A empresa precisa estar preparada quando há mais vendas do que está acostumada a realizar. Quando a fábrica não consegue atender este crescimento, o mercado não recebe os pedidos e prejudica sua imagem. Qual loja vai pedir novamente mais pares de sapatos se o pedido anterior não foi entregue?” completa Renato.