Logística e Operações de Estoques passam por otimização com ações personalizadas CWBem

 

Todos os dias, nos barracões logísticos, ocorre uma perda silenciosa que impacta diretamente o financeiro das empresas: a baixa produtividade ligada a atividades mal executadas ou disposição incorreta do layout da fábrica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), essas perdas têm diversas origens, como má classificação e identificação de produtos, empilhamento incorreto, movimentação insegura, falta de adequação ou reaproveitamento de paletes e embalagens, entre outras.

Cada pequeno problema mal executado, somados no final do mês formam um grande problema na produtividade e entrega. Aqui entra a magia CWBem com seu exclusivo programa de Engenharia de Serviços.

Quais são os principais problemas do chão de fábrica?

Classificação e identificação

O tempo gasto pelos colaboradores para localizar e identificar caixas nas milhares prateleiras do armazém é um exemplo clássico de ineficiência, esses poderiam realizar outras atividades, fazendo a empresa ampliar sua produtividade e trazer mais clientes.

Recebimento e descarregamento

A forma de empilhar e movimentar as cargas também merece atenção. Muitos funcionários, na tentativa de agilizar o trabalho, acabam empilhando as caixas de forma inadequada. Isso frequentemente resulta em amassados, rasgos ou quebras dos produtos, comprometendo sua integridade e reduzindo a margem de lucro da empresa. Um treinamento eficiente reduziria consideravelmente esse tipo de problema e a empresa poderia investir em novos equipamentos para melhorar todo o fluxo do estoque.

Adequação e reaproveitamento de paletes e embalagens

Outro fator que contribui para perdas é o descarte precoce de paletes e embalagens. Embora esses itens sejam essenciais para o armazenamento, muitas vezes são eliminados por causa de pequenas avarias, mesmo quando poderiam ser reparados e reutilizados.

A implantação de práticas de logística reversa faz com que a empresa reduza os impactos ambientais e melhore sua saúde econômica, ao diminuir a necessidade de aquisição frequente de novos paletes e embalagens.

Como a CWBem pode ajudar na Logística e Operações de Estoques resolve essas ineficiências?

Com análises personalizadas e detalhadas, a equipe CWBem, através da Engenharia de Serviços, mapeia toda a cadeia produtiva e redesenha além de processos, layout e entregas.

Essas mudanças podem, por exemplo, passar por outsourcing por entrega, body shop ou ainda a manutenção correta do maquinário.

Em um exemplo recente, uma grande fábrica de Curitiba aumentou em mais de 20% a produtividade da linha de produção apenas com mudanças pontuais na forma e no horário de paradas para a limpeza de máquinas.

Fale conosco, chame a gente para um café e vamos entender o seu caso e desenhar a melhor estratégia. Clique Aqui.