Backoffice: as tarefas terceirizadas otimizam funções e reduzem custos

 

O programa de apoio em empresas, batizado de backoffice, foi criado para dar suporte em diversos procedimentos internos de uma empresa. Esta modalidade de terceirização pode ser feita através de profissionais em atividades que não compõem a engrenagem da indústria ou escritório. A grande dúvida é: quais são essas atividades?

“Diversos departamentos burocráticos, de qualidade e de atendimento podem contar com o backoffice terceirizado, fornecendo tranquilidade para o negócio seguir sem se preocupar com detalhes que fazem grandes diferenças” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

É preciso conhecer com profundidade as atividades desempenhadas pela empresa entes de escolher o que pode ser terceirizado via backoffice. Geralmente entram no pacote terceirizado funções executadas no departamento administrativo, setor de financeiro, estoque e logístico:

“Basta imaginar que em uma produção, os colaboradores que não trabalham na linha de frente, ou seja, na produção direta do produto final, são os que executam tarefas de backoffice”.

Profissionais pró-ativos
Seja na retaguarda do financeiro que automatiza e facilita a disponibilização dos recursos ou na organização de entrada e saída do setor de logística, o perfil de quem vai ocupar estas vagas é filtrado pela terceirizada utilizando como base a pró-atividade.

“Por mais burocráticos que sejam estes trabalhos, sempre damos preferência por selecionar pessoas que transformam as dificuldades em mudanças, autônomas o suficiente para seguir diretrizes e ordens enquanto utilizam suas habilidades e criatividade para melhorar o trabalho”.

A grande vantagem para as empresas é a tranquilidade em apenas determinar quais atividades serão feitas e de que maneira, sem perder tempo e, consequentemente, dinheiro.