Backoffice: muito mais do que call center e requer confiança por parte das empresas

 

Hoje o conceito do backoffice vem sendo ampliado, deixando de ser apenas o lugar comum como operações de call center e atendimento receptivo e passou a atender operações de suporte tais como cobranças, emissão de notas e outras atividades correlatas.

Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o backoffice ampliado responde a uma demanda de dinamismo exigido por um mercado em evolução:

“O backoffice consagra a real possibilidade de criar operações de suporte administrativo na retaguarda das atividades de uma operação sem precisar criar um departamento exclusivo para tal. São inúmeras empresas que já terceirizaram todas as atividades de rotina relacionadas com operações em termos de suporte, incluindo áreas financeiras, vendas e administrativas de modo geral. Todas as atividades que podem ser desenvolvidas no formato backoffice estão seguindo este caminho”.

Modelo híbrido: a alavanca que faltava
Com o impulsionamento dos modelos híbridos, foi criado um facilitador gigantesco de manutenção e implantação de operações de backoffice, muitas vezes 100% remoto, facilitando o custeio dessas adaptações.

“Na pandemia, o modelo home office veio com muita força e não demorou para o formato híbrido ganhar espaço conforme a praga perdia sua intensidade. As empresas perceberam que estes modelos se encaixam perfeitamente para algumas atividades, principalmente as que podem ser terceirizadas”.

Operações permanecem sempre cobertas
Não existe mais o risco de uma operação parar repentinamente em virtude de alguma posição descoberta. Se algum colaborador se ausentar por algum motivo ou mesmo quando novas vagas são criadas, a mobilização é muito mais rápida pelo backoffice.

As empresas que buscam backoffice sabem desta garantia de que a terceirização não vai afetar o resultado do negócio, pois mantém a engrenagem sempre em funcionamento:

Terceirização requer confiança por parte da empresa
Trazer um parceiro que esteja focado em manter a rotina das atividades do dia a dia que são extremamente onerosas, não apenas na questão financeira, mas também em contratação, treinamento, etc. O backoffice dá a condição do cliente manter a atenção na parte estratégica, desde que haja confiança por parte da empresa.

“Esta entrega só é possível quando há confiança depositada na terceirizada. Cada projeto é personalizado, com soluções exclusivas pensadas na realidade de cada negócio. Qualquer interferência da empresa na gestão vai prejudicar a entrega” completa Renato.