É o momento de redesenhar e melhorar processos empresariais?

 

A equação “concorrência” + “público exigente” mudou a maneira como as empresas trabalham com seus processos internos. Para não ficarem obsoletas, as empresas estão buscando maneiras de redesenhar suas estruturas, uma tarefa complicada sem ajuda de profissionais. A solução pode estar em projetos terceirizados que recriam processos, uma estratégia que melhora a cadeia produtiva sob diversos aspectos.

Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, a terceirização vai além da contratação de serviços por parte de outra empresa parceira, mas sim deve ser encarada como um valioso recurso para redução de custos e aumento da flexibilidade – ideal para gestores se concentrarem no core business.

“O redesenho das atividades é uma vantagem contemplada na terceirização para otimizar as estruturas de trabalho com terceirização. É fundamental redesenhar e melhorar processos, pois cada empresa tem uma necessidade. Esse trabalho de consultoria identifica e elimina ineficiências, gargalos e desperdícios, para melhorar processos”.

Como redesenhar atividades
Para implementar o redesenho o primeiro passo é definir objetivos para melhorar processos. Os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo de validade, como explica Renato:

“Se uma empresa precisa reduzir o tempo de entrega de seus produtos em até 40% até o final do ano, já existe o objetivo real, com prazo. A terceirização terá que identificar as áreas de oportunidade e como será essa transição”.

Com o objetivo determinado, a próxima etapa passa a ser a identificação do que deve ser melhorado por meio de dados estatísticos, elementos sobre vendas, benchmarking, pesquisas de satisfação e demais ferramentas de acordo com cada empresa.

A etapa final que engloba mensuração, monitoramento e avaliação dos resultados. É importante monitorar e avaliar as melhorias implementadas para garantir que elas estejam gerando os resultados esperados.

“Muitas vezes, os processos terceirizados conseguem descobrir etapas desnecessárias que podem ser eliminadas ou até melhoradas, descobrir pontos que podem ser automatizados para melhorar a eficiência. Isso é possível quando a empresa segue este caminho criado por profissionais que estudam e entendem cada negócio. É preciso adotar padrões e implementar práticas de qualidade” finaliza Pádua.

Terceirização, cwbem, terceirizar serviços, terceirizar nas empresas, empresas terceirizada, processos de terceirização, processos internos