Multinacionais já terceirizam trabalhos burocráticos no Brasil

 

As empresas de grande porte estão adotando a terceirização há algum tempo e o motivo é simples: liberar seus colaboradores para manter a atenção no que realmente importa, sem se preocupar com atividades rotineiras ou burocráticas. Um exemplo de como projetos terceirizados estão transformando a rotina para melhor pode ser observada no Estado do Rio de Janeiro, onde uma empresa multinacional espanhola tradicional no setor de distribuição de gás implantou projeto de backoffice.

A empresa mantivesse o foco no processo de distribuição de gás, atendendo o consumidor final. O projeto de backoffice é interno, com 58 pessoas operando remotamente para atendimento das áreas de suporte ao cliente:

“São profissionais dando suporte em cinco áreas distintas, incluindo operacional, cobrança e emissão de notas, tudo partindo de uma grande área central administrativa. Todo esse dimensionamento quantitativo é de responsabilidade da terceirizada, ou seja, são os gestores terceirizados que, a partir do projeto criado, determinam quantas pessoas podem ser utilizadas nestas prestações de serviço” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

Performance melhorada
Na prática, a terceirização melhorou o desempenho da empresa no Rio de Janeiro conseguindo focar apenas na distribuição de gás, seu principal serviço. Importante ressaltar que a terceirização deste serviço continua empregando pessoas, mas todas geridas sob um fluxo definido, com processo melhor desenhado:

“São atividades que podem ser compartilhadas. Então, o ganho esperado é que a empresa consiga reduzir erros, otimizar processos e trazer automação, incluindo tecnologia. O provedor de backoffice está atento com as mais recentes tecnologias de software e hardware, portanto não será mais necessário fazer investimento nesse aspecto, o que se traduz em economia e acesso rápido às novas tecnologias”.

Neste case do Rio de Janeiro, a maior parte da equipe trabalha em home office, com alguns poucos casos em trabalho híbrido. Todos recebem condições para desempenhar suas atividades com tranquilidade e qualidade de vida: “Os envolvidos têm benefícios e valorização, mantendo o trabalho sempre ativo e atualizado” finaliza o especialista.