Equipes Integradas e Produtividade em Alta: diferenciais para indústrias e grandes empresas.

 

Quando uma empresa trabalha com equipes integradas, em especial indústrias com linhas de produção, basta uma única falha em determinado setor para gerar um catastrófico efeito dominó.  O pouco diálogo entre as equipes é um dos maiores problemas causadores de erros, retrabalhos e conflitos desnecessários com responsabilização entre setores que não assumem suas próprias falhas.

Renato Pádua, Coordenador Comercial da CWBem, diz que é possível verificar quais os sintomas que prejudicam produções inteiras – problemas que podem estar acontecendo em apenas um departamento dentro da linha de produção, mas suficiente para atrasar toda uma entrega:

“Nem sempre a empresa consegue, internamente, detectar onde está o gargalo. Não há acordo sobre a causa do problema e, sendo assim, fica inviável encontrar uma solução e esse é o principal problema de equipes trabalhando isoladamente. A empresa corre risco de ter toda a cadeia prejudicada por uma única falha dentro do processo”.

Comunicação interna precisa de ajustes
Para criar este alinhamento corretamente, é altamente recomendável que especialistas terceirizados criem um projeto especial adaptado para o negócio. A visão de fora da empresa permite que o resultado seja perfeito, levando em conta a responsabilidade de trabalho e o prazo de todos os setores, e Renato conta um exemplo:

“Em uma grande indústria no Paraná assumimos a operação de encaixotamento dos produtos, fazendo a montagem em caixas e levando até a área de armazenagem e expedição. Logo no início, detectamos um problema nevrálgico: demora excessiva no processo de carregamento. Depois que absorvemos este processo e inspeção de qualidade, houve um incremento imediato de produtividade e envio da mercadoria”, exemplifica, Pádua.

Este é um bom exemplo de como processos integrados e terceirizados podem fazer diferença na operação de uma grande empresa ou indústria. Um olhar “de fora” é algo imprescindível para o crescimento de qualquer operação.

Acompanhe o blog da CWBem para saber tudo sobre logística, terceirização, soluções terceirizadas, equipes integradas e produtividade entre equipes!